top of page

 

 

Brincadeiras Populares

 

Por Ana Lucia

Profª de Educação Física

 

Atualmente, devido ao progresso as brincadeiras estão sendo substituídas pelo celular, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. O fato de trocar a moradia em casas por apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento.

Assim tornando as aulas de Educação Física corresponsáveis pelo resgate das brincadeiras populares talvez um dos únicos momentos onde possam se expressar corporalmente propiciando o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a compreender melhor o mundo.

Barra manteiga

Escravos de Jó

Raposa, galinha e pintinhos

Setembro/2015

Alimentação saudável

 

Por Eliane Depolli

Profª de Ensino Fundamental I – 3ºB

 

A cada dia que passa nossa sociedade demonstra mais preocupação com a alimentação de nossas crianças. A invasão dos FAST FOODS, dos alimentos industrializados, o crescimento da obesidade infantil e a apelação midiática resultam em uma alimentação inadequada, desiquilibrada e pobre em nutrientes. Com base nisso, nós professores em parceria com a nutricionista que presta serviço às escolas municipais de São Bernardo, estamos desenvolvendo o projeto Alimentação Saudável. O mesmo tem por objetivo, resgatar o conceito da boa alimentação, quebrar a resistência das crianças em experimentar legumes, frutas, verduras, enfim, alimentos por muitos desconhecidos ou simplesmente rejeitados. Através de estudos do meio, textos direcionados para as crianças a respeito do assunto, vídeos, jogos, desenvolvimento de receitas e degustações, pretendemos mostrar que o que é saudável também pode ser gostoso. Conquistando os alunos, podemos também atingir as famílias, estabelecendo uma parceria com as mesmas e desse modo, contribuir para  desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes.

Setembro/2015

Cada macaco no seu galho

Por Luz Morena

Profª de Educação Física

 

A atividade se baseia em um pega-pega que os alunos precisam, para se ‘salvar’, alterar o plano (altura em que se encontram). Para isso usamos os bancos e o próprio corpo, e a capacidade física do equilíbrio entra em ação. Os tipos de equilíbrio – estático (parado) e dinâmico (em movimento) são trabalhados simultânea ou alternadamente, dependendo da comanda da professora, estimulando e aprimorando as possibilidades de movimento dos alunos.

A importância de trabalhar os equilíbrios para a criança é que é possível conferir maior domínio corporal, trabalha a consciência corporal e reeduca a postura dos pequenos.

 

Setembro/2015

 

 

bottom of page